sábado, 22 de setembro de 2012

ZH pisa na bola e... na história de Santiago

Santiago foi destaque no jornal Zero Hora. Porém, nada temos a comemorar. Por quê? Pelo fato de que a Santiago das páginas de ZH não é corresponde a mesma Santiago da realidade. Os erros amadores (se é que foram apenas ''erros") estão sendo amplamente contestados pelos que melhor conhecem a história do município. Afinal, estamos em período eleitoral. A quem serviria tais distorções da história. Leia abaixo e tire suas conclusões a partir da análise publicada pelo blog O Boqueirão, http://o-boqueirao.blogspot.com.br/:

*Uma breve análise - dos equívocos?! - da matéria de ZH sobre as eleições em Santiago/RS

A - já - (no mínimo) polêmica matéria (de hoje) veiculada pelo jornal Zero Hora (do grupo RBS, principal braço midiático do PiG* gaudério) sobre as razões da hegemonia do setor majoritário da direita em Santiago (PP) está eivada de erros, tendenciosidade, imprecisões e declarações equivocadas ... também de setores 'oposicionistas ao PP', sobretudo de parte do ilustre ex-prefeito Vulmar Leite, hoje no PSDB.

Para começo de conversa, a manchete 'O município que é governado há 120 anos pelo mesmo grupo partidário' está errada, pois dá idéia de continuidade, o que não é verdade. No corpo da matéria está o desmentido: " (...) os opositores só conseguiram chegar ao poder por duas vezes, em 1956 e 1993 (...)" Então, cara pálida, o PP e aliados estão no governo municipal, de forma consecutiva, há 16 anos - e não há 120!

Segundo erro: o poeta Aureliano de Figueiredo Pinto é natural de Tupanciretã (seu berço de nascimento), tendo adotado Santiago somente na etapa madura da vida.

A matéria também ‘esquece’ de citar o importante papel do antigo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) de Rubem Lang , na época em ascenso (semelhante ao PT de hoje), com grande apoio popular pelos seus méritos e pela liderança emergente de Brizola (o Dr. Lang parece, na matéria de ZH, ter concorrido e governado sem partido, de 1956 a 1959).

A declaração atribuída ao ex-prefeito Vulmar (de que a razão das derrotas para a ex-Arena é culpa do PT) é sintomática dos motivos pelos quais a ‘unidade da oposição ao PP local’ é muito difícil de ser conseguida. Vulmar esqueceu-se (se verídica sua declaração) de elencar que, dentre os fatores que proporcionaram sua vitória (ou, melhor, a vitória da oposição de centro-esquerda) em 1992 esteve o fato do Partido dos Trabalhadores, mesmo não tendo integrado oficialmente a coligação liderada pelo PMDB/PDT, tê-lo apoiado e participado ativamente da campanha vitoriosa. Como recompensa, depois da vitória o PT foi solenemente ignorado (para dizer o mínimo) na montagem do governo Vulmar Leite (1993/1996)...

Por fim, para comprovar outra imprecisão da matéria, o sociólogo, advogado e blogueiro Júlio Prates (um dos entrevistados por ZH) informa em seu blog que suas avaliações sobre os motivos da hegemonia do PP estão fora de contexto: “(...) a matéria onde eu sou citado precisa ser contextualizada, pois os dados do meu livro PAMPA EM PROGRESSO foram pesquisados em 2003/2004, escritos em 2005 e publicado em janeiro de 2006.” Faço questão de destacar, contudo, que um dos motivos (da hegemonia conservadora) que ele elenca é relevante e merece a atenção, sobretudo, do PT e dos setores de esquerda e populares: como foi olvidado, ao longo dos últimos anos, sobretudo, a intervenção e a disputa nos movimentos populares locais, nas entidades sociais/comunitárias, nas associações de moradores (sobretudo)? Ora, deixar para organizar-se e 'fazer oposição ao PP' apenas nos períodos eleitorais é a receita do fracasso, para a satisfação de quem detém, principalmente, os cabides de emprego e outras 'facilidades' proporcionadas por quem controla - com punho de ferro mas, sobretudo, com a 'caneta' - a 'máquina municipal'.

Então, para os pepistas, entusiastas, adesistas e afoitos, devagar com o andor, pois a coisa não é assim como parece ser...

Aliás, em tempos de governos Tarso e Dilma, quando o Rio Grande e o Brasil crescem, avançam, reparam injustiças históricas, geram emprego, renda, resgatam o papel da cidadania, são respeitados nacional e internacionalmente, Santiago “orgulhar-se” do conservadorismo e do atraso proporcionados pela direita jurássica ... seria dose.

Ainda bem que ZH/RBS, assim como a maioria dos seus colegas do PiG (Partido da Imprensa Golpista) estão cada vez mais desacreditados, pois não é esse o sentimento que auscultamos da maioria da população - que quer mudanças de verdade também no município e que, não por acaso, a matéria tendenciosa de ZH não captou.

ET: Repercussão: A propósito dessa reporcagem de ZH, diz o blogueiro Jorge Loeffler, do conceituado Blog Praia de Xandri-lá: "(...) isto é uma notícia que entristece aos que pensam. Estamos no terceiro milênio e uma cidade deste estado ainda se conserva ouso dizer no medievo em termos de pensamente político. A alternância no poder é e sempre será salutar e por razões óbvias. Pobre cidade que tem um povo politicamente tão pobre." 

*Por Júlio Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário